O AGRO CONNECTION

Sobre Nós

O Agro Connection é uma iniciativa de alcance internacional que tem o objetivo de conectar pessoas que querem ultrapassar as fronteiras do conhecimento sobre agricultura, facilitando o intercâmbio entre estudantes de diferentes países, promovendo viagens, programas de pesquisa e gerando oportunidades para estudantes e profissionais do ramo agrícola.

O Agro Connection conta com uma equipe de cientistas brasileiros em início de carreira e estudantes de várias universidades e da indústria agrícola (Kansas State University, University of Nebraska-Lincoln, University of Illinois Urbana-Champaign, University of Georgia, Universidade Federal de Santa Maria, Bayer Crop Science e BASF), trabalhando em abordagens de divulgação via YouTube, podcast, Instagram e outros locais de mídia social.

Em menos de dois anos, nossos vídeos do YouTube sobre a safra de milho e soja dos EUA alcançaram 4,6 mil inscritos e quase 200.000 visualizações. Como parte do programa do YouTube, em 2021 e 2022, o Agro Connection viajou por oito estados dos Estados Unidos da América (KS, MO, IN, IL, IA, MN, SD e NE), três vezes ao ano, para avaliar a safra e conversar com agricultores sobre os desafios e oportunidades na produção de milho e soja, bem como sobre o manejo sustentável do solo.

Nosso podcast tem mais de 9.000 downloads e 37 episódios, incluindo seis episódios especiais sobre saúde do solo (propriedades químicas do solo, manejo de nutrientes, microbiologia do solo, física do solo, culturas de cobertura e muito mais).

O Agro Connection conquistou recentemente o primeiro lugar nacional na categoria podcast e o segundo lugar na categoria vídeo/internet como parte do Prêmio Brasileiro Mais Admirado da Imprensa do Agronegócio e o Melhor Material Educacional Audiovisual 2022 da American Society of Agronomy (ASA).

Carlos Bonini Pires (DIRETOR DE VIAGENS)

Natural de Panambi/RS, está fazendo Ph.D. em Agronomia e Ciência do Solo na Kansas State University, Estados Unidos. É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Mestre em Ciência do Solo pela mesma universidade (2018).

Sua pesquisa de doutorado foca em testar práticas agrícolas para melhorar a saúde do solo e aumentar a produtividade das culturas. Carlos está conduzindo estudos on-farm no estado do Kansas – EUA, para medir e comunicar os benefícios de diferentes estratégias de manejo de solo para gerar recomendações baseadas em dados para aumentar a produtividade e sustentabilidade de lavouras.

Envolvido também com extensão, Carlos tem organizado e participado de dias de campo sobre saúde do solo para compartilhar seus dados e conscientizar os produtores rurais sobre a importância de tornar a agricultura mais resiliente e sustentável. Além de trabalhar com seu PhD, Carlos também é coordenador técnico de uma farmer-to-farmer network (rede de pesquisa on-farm) e professor assistente de Agricultura de Precisão na Kansas State University.

Recentemente, foi premiado com a Kansas Corn Next Generation Scholarship, da Kansas Corn Commission, pelo trabalho que vem desenvolvendo junto aos produtores rurais. É Presidente da Associação dos Estudantes Brasileiros e foi Vice-Presidente da Associação dos Pós-Graduandos em Agronomia na Kansas State University.

A nível nacional, Carlos é membro do comitê dos estudantes de pós-graduação da Sociedade Americana de Agronomia (ASA) e Sociedade Americana de Ciência do Solo (SSSA). Possui experiência apresentando trabalhos e participando de conferências em diversos países como Brasil, Estados Unidos, Peru, Coréia do Sul, Escócia, entre outros).

Rafael Ramon (DIRETOR DE PODCAST)

Natural de Vista Alegre do Prata, RS, é engenheiro agrônomo e especialista em modelagem e comportamento ambiental de pesticidas na BASF. Filho de pequenos agricultores e criado em meio a agricultura familiar, desenvolveu sua paixão pela agricultura desde cedo.

Saiu de casa aos 13 anos para estudar no Colégio Agrícola de Veranópolis, onde formou-se em 2008. Posteriormente, obteve o grau de Engenheiro Agrônomo (2015) e Mestre em Ciência do Solo (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria.

Em 2021 conclui seu doutorado em duas universidades no regime de cotutela, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR e pela Escola de Doutorado em Mecânica Aplicada, Energética, Materiais e Ciências da Terra da Universidade de Paris-Saclay/FR, desenvolvendo pesquisas sobre erosão do solo, química do solo, sedimentologia, rastreabilidade das fontes de sedimentos, assoreamento e contaminação de águas fluviais.

Desde 2010, participa da execução de projetos de pesquisa e extensão relacionados às áreas mencionadas da Ciência do Solo com ênfase nos processos de erosão do solo e seus impactos na escala de bacia hidrográfica, por meio do monitoramento e modelagem da hidrologia, sedimentos e fluxos de nutrientes.

Além disso, possui experiência com modelagem de processos hidrológicos, erosivos, dinâmica de contaminantes e carbono na escala de paisagem, com projetos desenvolvidos no Brasil e vários países da Europa.

Alexandre Tonon Rosa (DIRETOR DE VÍDEOS)

Natural de Uruguaiana, RS, Alexandre é engenheiro agrônomo de sustentabilidade pela Bayer Crop Science no estado de Nebraska, nos EUA. É formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência do Solo pela Kansas State University e Doutor em Fisiologia e Sistemas de Produção Agrícola pela University of Nebraska-Lincoln.

Também fez um Pós-Doutorado na University of Wisconsin-Madison. Tem experiência nas áreas de sistemas de cultivo, fertilidade do solo, plantas de cobertura e manejo de plantas daninhas. Seus trabalhos de pesquisa foram premiados em conferências da Sociedade Americana de Agronomia, e na Sociedade Americana de Plantas Daninhas da região Centro-Norte dos EUA.
Durante o mestrado e doutorado, Alexandre ocupou cargos de liderança em comitês e associações de estudantes de pós-graduação a nível local e nacional nos EUA. Recentemente, Alexandre foi aprovado em nível estadual e nacional no programa “Certified Crop Adviser”, uma certificação para atuar como consultor agrícola nos EUA.

Na Bayer, Alexandre é responsável por conduzir protocolos de pesquisa focados em plantas de cobertura e plantio direto no que tange o portfólio da Bayer dando suporte ao Programa de Carbono da empresa.

Também ajuda a coordenar visitas a estação experimental da Bayer difundindo novas tecnologias agrícolas para produtores, agrônomos, técnicos, vendedores e alunos.

Aila Ferrari
(Diretora de Marketing)

Natural de Ibirubá/RS, é formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).

Pós-graduada e especialista em Marketing e Comunicação Digital, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015).

Trabalha há 10 anos na área da comunicação na região de Ijuí/RS. Atualmente é jornalista em uma Rádio FM, onde produz e apresenta um programa jornalístico diário ao vivo na programação.

Tem experiência com assessoria de comunicação/imprensa de empresas, com marketing estratégico e ainda como social media.

Fernanda Krupek

YouTube Channel

Lucas Munaro

YouTube Channel

Leonardo M. Bastos

YouTube Channel (mapas)

Luis Fernando B. Pires

Editor

Maria Eduarda Boemo

Media Manager

Jovani de Oliveira Demarco

Manager

Marcos André Bonini Pires

Manager

plugins premium WordPress